Culminância do TJC reforça importância da cidadania

O encerramento do ciclo 2023 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) comprovou que o conhecimento é um caminho sem volta. Na cerimônia da culminância das atividades, realizada no dia 20.10.2023, no auditório da Escola de Magistratura de Pernambuco (Esmape), no Recife, os alunos e alunas que participaram do TJC este ano mostraram o que aprenderam e compartilharam suas experiências com os magistrados, procuradores, advogados, professores e demais convidados.

Na abertura solene, o presidente da Amatra VI, Rafael Val, e a coordenadora do TJC, Carmen Richlin, pediram aos presentes um minuto de silêncio em respeito e em homenagem ao juiz de Direito Paulo Torres, assassinado dias antes em Jaboatão dos Guararapes.  Em sua fala, o presidente enalteceu a alegria da Associação em conduzir uma atividade tão relevante na disseminação do conhecimento e de cidadania aos jovens estudantes, e garantiu que, em 2024, tentará levar o TJC a um número ainda maior de escolas.

Antes das apresentações das escolas, o jovem músico Kaíke José, do 8º ano do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco (CPMPE), encantou a plateia tocando canções da música popular brasileira, no teclado. O hino nacional foi executado pela Banda e pelo coral da CPMPE.

Para marcar a importância da cultura pernambucana, duas apresentações culturais animaram os presentes. O Grupo “Fulores do Palco”, da Escola EREM Beberibe, dançou ao som de “Mulher Rendeira”. Na sequência, a passista Gisele Ambrósio mostrou como o frevo segue vivo entre os pernambucanos, arrancando aplausos da plateia.

Prêmios – Com a temática “TJC e a Justiça do Trabalho: direitos se conquistam com educação”, o programa em 2023 atendeu seis escolas no Recife, todas participando do concurso que premiou as produções dos alunos em três categorias. A escolha foi feita por meio de votação de jurados convidados.

Na modalidade texto escrito (tira ou tirinha), os vencedores foram: Escola João Barbosa (segundo lugar); e Escola Monsenhor Francisco Salles (primeiro lugar).

As escolas EREF Motta e Albuquerque e Erundina Negreiros de Araújo ficaram com o  segundo e primeiro lugares, respectivamente, na categoria videoarte. Na modalidade jogo teatral, a segunda colocação ficou com a EREF Escola Embaixador Gilberto Amado; e o primeiríssimo lugar com o Colégio da Polícia Militar.

Em clima de muita alegria, os estudantes organizaram torcidas, com bandeiras, gritos de guerra e comemoraram com entusiasmo suas premiações, inclusive durante a entrega de placas de reconhecimento enviadas pela Anamatra aos gestores das escolas.

Cidadania – A coordenadora do TJC em Pernambuco, a juíza Carmen Richlin, destacou a trajetória do projeto, lançado pela Anamatra em 2004, sendo realizado anualmente desde 2005 em Pernambuco, com milhares de alunos já beneficiados. Ela fez questão de reconhecer todos e todas que trabalham direta ou indiretamente para fazer o projeto ser realizado. Também agradeceu os parceiros que apoiam a iniciativa, como a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco; e, este ano, a Esmape que cedeu o auditório para a realização do evento, nas pessoas dos desembargadores Francisco Bandeira de Mello e Jorge Américo (diretor-geral e vice-diretor, respectivamente), e dos colaboradores que trabalham na escola.

“Este auditório, inclusive, leva o nome do desembargador estadual Nildo Nery, já falecido, que esteve conosco nas primeiras edições do TJC, nos estimulando a seguir com este trabalho”, lembrou a magistrada, pontuando que o desembargador foi o criador da Orquestra Criança Cidadã (juntamente com o juiz de Direito João Targino), iniciativa já consolidada em Pernambuco no atendimento, por meio da música, a jovens em crianças em situação de vulnerabilidade.

Em sua fala, a coordenadora leu uma mensagem especial enviada pela presidente da Anamatra, Luciana Conforti, parabenizando os alunos, professores, gestores e todos os envolvidos no TJC pelo êxito da iniciativa.

Representando a presidente do TRT6, Nise Pedrosa, o desembargador Ivan Valença expressou sua gratidão pela oportunidade de trocar conhecimento com os jovens participantes do TJC nas várias visitas que fez às escolas. “Vocês não são o futuro do nosso país. Vocês são o presente, estão construindo uma história de cidadania que os levarão a novos caminhos. Aproveitem”.

Também presentes ao evento representando a Amatra VI, a Diretora de Direitos Humanos e Cidadania, Mariana Milet; a secretária-geral Patrícia Trajano; e o juiz Pedro Henrique Barreto Menezes (Conselho Fiscal). Ainda, a desembargadora Carmen Vieira; a procuradora do Trabalho Elizabete Veiga; e o advogado Hugo Vitor (OAB/PE e AATP/PE) e advogada Helenita Leoni Soares.

Representando a Secretaria de Educação e Esportes, o gerente da GRE Recife Norte, Yuri Souza e Silva, deixou uma mensagem motivacional para os estudantes, destacando a importância da educação para a construção da cidadania de todos, sendo importante o desenvolvimento do TJC nesse processo. Presentes, ainda, os professores técnicos Waldilma Santana, Mary Ruth e Constantino Melo, além de gestores e professores das escolas participantes.

Confira as imagens AQUI

Mais fotos (produzidas pela Comunicação TRT6/Robert)a Mariz)     AQUI