Notícias

Trombose: doença silenciosa que exige atenção

Trombose: doença silenciosa que exige atenção

Quase 300 mil brasileiros são acometidos, anualmente, por doenças decorrentes de tromboses venosas, um problema causado pela formação de coágulos (trombos) no interior de veias, e que podem causar sérios danos à saúde, com atenção especial àqueles que viajam com frequência. O cirurgião vascular/angiologista Jorge Luís Albuquerque (que atende pelo TRT6 Saúde), detalha aqui as causas, tratamento e prevenção. Confira:

 (Crédito da imagem: Freepik)

Isto Posto – O que é uma trombose? Há diferentes tipos?
Jorge Albuquerque (Jorge) – Trombose venosa profunda é uma doença potencialmente grave causada pela formação de coágulos (trombos) no interior das veias profundas. Na maior parte das vezes, o trombo se forma na panturrilha, ou batata da perna, mas pode também instalar-se nas coxas e, ocasionalmente, nos membros superiores.

Isto Posto – Como surgem?
Jorge – Podem surgir de forma espontânea (menos comum), pois na maioria das vezes existem fatores que influenciam diretamente seu aparecimento, tais como tabagismo, uso de anticoncepcionais, imobilizações de membros, varizes, procedimentos cirúrgicos e ainda o sedentarismo. As doenças oncológicas também são incluídas, fazendo parte do que chamamos de síndromes paraneoplásicas.

Isto Posto – Quem tem maior probabilidade de ser acometido com a doença?
Jorge – Existem situações em que há uma probabilidade maior de acometimento de fenômenos tromboembólicos, as trombofilias, definidas como tendência às tromboses decorrente de alterações hereditárias ou adquiridas da coagulação, que levam a um estado pró-trombótico.

Isto Posto – O que é exatamente esse estado?
Jorge – O Tromboembolismo Venoso (TEV) é a manifestação mais comum da trombofilia. O TEV pode apresentar como complicações a Trombose Venosa Profunda (TVP) e o Tromboembolismo Pulmonar (TEP), além de ser uma das principais causas de morbimortalidade materna. No entanto, a trombofilia também é fator de risco para a trombose arterial.

Isto Posto – A trombose tem tratamento?
Jorge – O tratamento na maioria das vezes é clínico, com o uso de anticoagulantes e medicações venotônicas (que diminuem o edema). Em algumas situações em que o uso de anticoagulantes é contraindicado, por alguma razão, como sangramentos, AVC hemorrágico etc., utilizamos um filtro de veia cava, que é um dispositivo que impede a migração do trombo para outras partes do corpo, principalmente pulmões e SNC. Quando os trombos migram para os pulmões temos o que chamamos de embolia pulmonar, situação grave que pode levar inclusive a óbito.

Isto Posto – Quem precisa viajar – de avião ou mesmo de carro – o que deve fazer pra prevenir trombose?
Jorge – Em caso de viagens longas, tanto de carro quanto de avião, é recomendada a utilização de meias elásticas de compressão e, se possível, a movimentação dos membros. Sempre que possível, levantar e andar um pouco. Nas viagens de carro, parar e dar uma leve caminhada.

Isto Posto – Quais dicas para evitar a doença?
Jorge – Para prevenir é importante o entendimento de suas causas, devendo sempre priorizar a realização de atividades físicas, evitar o tabagismo, analisar o uso de anticoncepcionais, tratar as varizes e ter um acompanhamento em conjunto entre oncologistas e vasculares em casos de neoplasias.

 

+ 55 81 3049.3416
+ 55 81 3049.3588
+ 55 81 99412.5004
+ 55 81 99601.9976

Aplicativo AMATRA6