A última parada do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), no Recife, para a fase do tira-dúvidas, este ano, foi na Escola Técnica Estadual (ETE) Miguel Batista, no bairro da Macaxeira. Os estudantes participaram ativamente, abordando questões trabalhistas, filosóficas, preconceito, sustentabilidade, além de uma bela apresentação musical.
Confira as fotos e vídeos AQUI
Na abertura do evento, nesta terça-feira (16.09), ocorreu a cerimônia de entrada das bandeiras do Brasil, de Pernambuco, do Recife e da escola, com execução do hino nacional e do Estado. No momento cultural, os alunos que integram a banda da escola, sob a regência do estudante Carlos José, apresentaram conhecidas canções da Música Popular Brasileira, como “Trem das Onze”, “Onde anda você” e “Naquela Mesa”.
Instalada em um icônico prédio que abrigou Fábrica da Macaxeira (1924) – importante equipamento para o desenvolvimento da região norte do Recife – a ETE Miguel Batista foi inaugurada em 2014, explicou o gestor Erick Rangel, detalhando o atual funcionamento da unidade, elogiando, ainda, a aproximação do Judiciário com a sociedade por meio de atividades como o TJC. A professora Luciana Pontes, que realiza o projeto juntamente com o professor José Carlos, falou sobre as ações executadas dentro desse programa na escola.
Agradecendo o engajamento dos estudantes e dos professores, o presidente da Amatra VI, Rafael Val e a coordenadora do TJC, Carmen Richlin, lembraram a importância do programa, que atua na difusão do conhecimento sobre cidadania, em especial para os jovens que precisam conhecer seus direitos e deveres para poder melhor exercê-los.
Jurídico – Os estudantes que participaram do tira-dúvidas têm interesse em seguir carreira jurídica. Por isso, as questões abordadas não se limitaram ao conteúdo da Cartilha do Trabalhador, fornecido pela Anamatra como material didático para o TJC. A relevância do filósofo Sócrates para o conceito de Justiça nos tempos atuais e os desafios dos profissionais do Direito perante o avanço da tecnologia, foram algumas das perguntas aos convidados, além de outras específicas de direitos humanos e do trabalho.
Também presentes ao evento, a diretora de Direitos Humanos da Amatra VI, Mariana Millet, a procuradora do Trabalho Gabriela Maciel; a auditora do Trabalho, Simone Brasil. Ainda, as advogadas Márcia Santos e Paula Menezes (OAB/PE) e Luana Oliveira (AATP/PE); e o advogado Hugo Victor. A Secretaria de Educação de Pernambuco/GRE Recife Norte foi representada pelo técnico de Educação Constantino Melo.
A ETE Miguel Batista foi a última escola a participar do tira-dúvidas do TJC em 2025. Já foram visitadas as ETEs Dom Bosco e GP Cabugá. O próximo evento será a culminância, no dia 23 de outubro, com apresentações dos alunos e premiações.