A Comissão de Articulação do Dia Nelson Mandela em Pernambuco realiza, no dia 18 de julho de 2025, o Seminário do Dia Internacional de Nelson Mandela. O evento integra as ações do Fórum de Combate ao Racismo em Pernambuco e marca a data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para homenagear o legado de Nelson Mandela. O seminário acontece no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE), das 9h às 12h.
A programação inclui palestras sobre enfrentamento ao racismo, direitos humanos e as chamadas “Regras de Mandela” — conjunto de diretrizes da ONU para o tratamento de pessoas encarceradas. Também haverá atividade cultural na abertura e o lançamento oficial do Fórum de Combate ao Racismo em Pernambuco, que reúne mais de 30 instituições públicas, organizações da sociedade civil e entidades privadas do Estado, entre elas a Amatra VI.
O seminário busca sensibilizar a sociedade sobre a importância da igualdade racial, da ressocialização de presos e egressos e da efetivação dos direitos humanos, reforçando o compromisso coletivo com a justiça social.
Dia Internacional Nelson Mandela - Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2009, com apoio de 192 países-membros, é celebrado em 18 de julho, data de nascimento do líder sul-africano e ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993.
A iniciativa destaca a contribuição de Mandela para o fortalecimento da democracia e a promoção da cultura da paz no mundo. O dia convida os povos a refletirem sobre o legado de um dos maiores símbolos da luta por justiça e igualdade.
Confira a programação do evento:
SEMINÁRIO - DIA INTERNACIONAL NELSON MANDELA
9h - Abertura oficial
10h - Palestra de abertura: “Mandela, um legado de justiça social”, com Dulce Pereira, com Dulce Maria Pereira/ Comunicadora Social, ex-diplomata e ex-Presidente da Fundação Cultural Palmares e da Comunidade de Países de Língua Portuguesa
10h30 - Palestra “Mandela e a equidade racial: caminhos para um mundo mais justo”, com Maria Bernadete Lopes da Silva Aymar/ Coordenação da Rede de Mulheres de Comunidades Tradicionais e Pedro Cavalcante / Representante do Movimento Negro Unificado
11h - Palestra “Mandela e a luta contra o apartheid: lições para o mundo atual”, com Euclides Costa (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco/ SEAP) e Marcos Pereira (Centro de Memória do Tráfico Transatlântico de Africanos do Atlântico Sul em Pernambuco/ Minkak)
11h30 - Palestra de encerramento: Mandela, ícone de reconciliação e justiça social, com João Bosco, presidente do Instituto Brasil-África
12h - Lançamento do Fórum de Combate ao Racismo em Pernambuco