O encerramento do ciclo 2025 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), em Pernambuco, foi uma festa. Com apresentações culturais e muito engajamento dos estudantes, o evento celebrou conquistas, premiou alunos e alunas, além de profissionais da educação, confirmando os êxitos da iniciativa que chegou aos 20 anos em Pernambuco.
O evento foi realizado na quinta-feira (23.10), no Pleno do Tribunal Regional Federal da 5a Região (TRF5), no Recife, com a presença de magistrados, procuradores, advogados, educadores e convidados. O desembargador federal Manoel Erhardt, representou o TRF5 e destacou a honra da instituição receber, pela segunda vez, a culminância, lembrando a importância do conhecimento sobre direitos e deveres constitucionais.
CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO AQUI
Um momento emocionante, na abertura, foi a apresentação musical da professora Daiane Torres da Silva (GRE Recife Norte), que executou, à capela, canções da peça teatral “Les Misérables”; e o "Canto a Oxum". Na sequência, o Grupo Cultural Boi Estrela - do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Escola Gabriela Mistral fez todos vibrarem. Coordenado pela professora Ana Paula Andrade Oliveira, conta com os estudantes-brincantes: Yanne Leticia, Bianka Vitória, João Gabriel, Wendeon dos Santos, Davi Henrique, Cauany Vitória, Danieli Kelly, Thiago Ramos, Richard Santana, Lucas Adriano.
Sucesso - O presidente da Amatra VI, Rafael Val, não pôde comparecer presencialmente e foi representado pelo vice Gustavo Pires. No entanto, enviou uma mensagem especial, em vídeo, lembrando que o evento ocorre em meio às comemorações de 50 anos da Associação e 20 de implantação do TJC em Pernambuco. Ele desejou sucesso aos participantes e falou da importância dos conhecimentos adquiridos no TJC. A diretora de Direitos Humanos da Anamatra, Roberta de Oliveira Santos, também mandou um depoimento em vídeo para os estudantes, lembrando a importância do TJC na aproximação do Judiciário trabalhista com a sociedade.
Agradecimentos - Com a temática "TJC-2025/AMATRA 50 anos: Justiça Socioambiental e o Trabalho Decente", o programa atuou em três escolas do Recife - as Escolas Técnicas Estaduais Dom Bosco, GP Cabugá e Miguel Batista, beneficiando mais de uma centena de estudantes. A coordenadora do TJC, a juíza Carmen Varejão Richlin, fez questão de agradecer a todos os que, direta ou indiretamente, participaram do programa, destacando os objetivos e ações do programa, e o importante engajamento de todos os apoiadores.
Entre as autoridades que prestigiaram o evento, a desembargadora do TRT 6.ª Região, Carmen Lúcia Vieira do Nascimento; os desembargadores do TRT6 Ivan Valença; e Fábio Farias; o juiz do Trabalho Pedro Ivo Lima Nascimento; a juíza do Trabalho Mariana Millet (Diretora de Direitos Humanos da Amatra VI), o juiz de Direito Abner Apolinário; a Procuradora do Trabalho Gabriela Maciel; a auditora Fiscal do Trabalho Simone Brasil; as advogadas Márcia Santos, Amanda Batista e Paula Menezes; os advogados Ricardo Varjal Filho e Hugo Victor; o representante do Memorial do TRT6, o servidor Ricardo Hermes, além de equipe da GRE Recife Norte: os educadores Adália Bacalhau; Constantino Melo e Kássia Félix; e as pedagogas Gerusita Silva, Josemar Barbosa e Waldilma Santana;
Reconhecimento - O gerente da GRE Recife Norte, Iury Sousa e Silva falou aos jovens sobre a formação do pensamento crítico que o TJC possibilita, enalteceu a parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, e disse que os estudantes são “o presente e o futuro”, reforçando o trabalho conjunto no próximo ano.
Todos os gestores e educadores que atuam nas escolas participantes nesta edição foram homenageados e receberam bônus cultural para aquisição de livros, assim como o prêmio dos alunos.
A premiação dos estudantes foi feita após apresentação em vídeo dos trabalhos e avaliação pela comissão julgadora convidada com integrantes do TRT6, Amatra VI, MPT6, OAB/PE, AATP/PE e educadores. Eles levaram em consideração critérios como originalidade, criatividade, qualidade técnica, entre outros.
Confira os vencedores:
Categoria texto escrito/charge
1º lugar – ETE GP Cabugá
2º lugar – ETE Dom Bosco
Categoria vídeo arte
1º lugar – ETE Miguel Batista
2º lugar – ETE GP Cabugá
Categoria jogo teatral
1º lugar – ETE Miguel Batista
2º lugar – ETE Dom Bosco
..
