Notícias

Cidadania em debate no primeiro tira dúvidas do TJC/2025

Cidadania em debate no primeiro tira dúvidas do TJC/2025

A primeira visita do Projeto Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), no Recife, este ano, foi à Escola Técnica Estadual Dom Bosco, no bairro de Casa Amarela (Recife/PE), nesta terça-feira (26.08.2025). Os estudantes participaram animadamente da roda de conversa, abordando os magistrados e convidados sobre assuntos relacionados ao direito do trabalho, justiça socioambiental e direitos humanos, entre outros.

  • Confira as imagens AQUI

A responsabilidade ambiental, inclusive, foi a temática da apresentação cultural de abertura. Ao som da canção “Rios, pontes e overdrives”, composta pelo pernambucano Chico Science e pela banda  Nação Zumbi – criadores do movimento Mangue – um grupo de alunos e alunas dançaram, alertando para a importância da preservação do meio ambiente.

Este ano, o TJC tem como tema principal a Justiça ambiental e o trabalho decente, conectando-se, ainda, com a comemoração dos 50 anos da Amatra VI, que executa o projeto em Pernambuco.

Premiada – A gestora da escola, Andréa de Cássia falou sobre os projetos da escola, unidade premiada por seu desempenho pedagógico e voltada ao ensino profissionalizante em áreas como publicidade, marketing e comunicação. As professoras Elaine, Marta, Joana, Roseane e Silvana falaram um pouco sobre o desenvolvimento do TJC na ETE Dom Bosco, destacando que o desafio dos alunos é a construção de uma maquete social, com base em suas realidades direcionando o olhar para questões como o racismo ambiental e a ausência do trabalho decente.  O empresário Alexandre Ruiz, à frente de uma ONG parceira da escola em projetos sociais, participou do evento falando sobre a importância de ações de sensibilização dos jovens para a questão ambiental.

A disseminação do conhecimento como base para o futuro dos jovens foi destacada pelo presidente da Amatra VI, Rafael Val, observando a importância dos jovens serem multiplicadores das informações repassadas durante o TJC. A coordenadora do projeto, Carmen Richlin, lembrou que a iniciativa é da Anamatra, sendo realizada em Pernambuco desde 2005 pela Amatra VI.  “Estamos aqui para vocês, para ouvir vocês”, completou a magistrada.

Dúvidas – Os alunos Elaine, Alisson, Camila, Débora, Mariana, Tais e João Vítor arrancaram palmas dos colegas questionando os convidados na mesa principal sobre os direitos dos estagiários e menores aprendizes; das empregadas domésticas, das pessoas com neurodiversidade, igualdade salarial entre homens e mulheres e responsabilidade socioambiental de trabalhadores e empresas.  

De forma didática, os magistrados do trabalho Pedro Henrique e Pedro Ivo; a auditora do trabalho Simone Brasil, a advogada Márcia Santos, além do presidente Rafael Val e da coordenadora Carmen Richlin, responderam às dúvidas e orientaram os estudantes sobre a força da educação.

O juiz estadual Abner Apolinário fez uma fala motivacional, estimulando os alunos para se esforçarem nos estudos, caminho para o crescimento e conquistas de futuro. O coordenador de Gestão Documental e Memória do TRT6, Ricardo Hermes,  também reforçou a importância do conhecimento, colocando o setor à disposição dos estudantes e professores que quiserem pesquisar sobre a organização dos trabalhadores em Pernambuco e o direito trabalhista no estado.

Ainda presentes ao evento, representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco/GRE Recife Norte, que realiza o projeto em parceria com a Amatra VI: os técnicos de Educação Adália Bacalhau; Susana Andrade; Kássia Félix e Constantino Melo. 

 

+ 55 81 3049.3416
+ 55 81 3049.3588
+ 55 81 99412.5004
+ 55 81 99601.9976

Aplicativo AMATRA6