A culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), em Pernambuco, reuniu, nesta sexta-feira (25.10.2024), estudantes da rede pública estadual, magistrados, procuradores, advogados, educadores e convidados. O evento ocorreu no auditório do Pleno do Tribunal Regional Federal (TRF5), no Recife, com apresentações culturais e premiações em reconhecimento aos melhores trabalhos produzidos pelos alunos.
Na abertura, a banda do Colégio da Polícia Militar executou o hino nacional. Na sequência, um momento de dança e percussão, reverenciando os povos afrodescendentes, com os estudantes Franciny da Silva, Maria Jullia, Erick Vinícius, Ana Luíza, Jeniffer Vitória, Jhenifer Beatriz, Nelson Diogo e Gustavo Gouveia, da Escola Professor José dos Anjos.
CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO AQUI
Cultura - As irmãs gêmeas Alessanda Silva e Alissandra Silva mostraram a importância da cultura popular, com um trecho do Caboclinhos Sete Flexas, representando a Escola Professor Pedro Augusto Carneiro Leão; e as alunas Iris Beatriz e Pyetra Vitória, da mesma escola, lembraram a força do frevo pernambucano.
A coordenadora do TJC, Carmen Varejão Richlin, fez questão de agradecer o apoio de vários parceiros para a realização do evento, destacando o TRF5 na organização, além dos patrocinadores Masterboi e Uninassau.
Bela iniciativa - "Tenho é que agradecer a escolha do nosso auditório, pois nos cabe parabenizar a Amatra VI por esta bela iniciativa”, ressaltou o desembargador federal Manoel Erhart, representando o TRF5 no evento.
A temática do TJC este ano foi destacada pelo gerente da GRE Recife Norte, Iury Sousa e Silva. “A educação antirracista é fundamental. Não estamos mais como há décadas passadas, quando não se falava de temas sensíveis. Hoje discutimos e preparamos jovens para o futuro, pois a escola é um espaço de educação e de formação para o mundo, afirmou.
Ao se dirigir aos estudantes, o presidente da Amatra VI, Rafael Val, fez um resumo das visitas às escolas este ano, com uma mensagem direta: “vocês são os protagonistas desse Programa em Pernambuco. Nós somos meros coadjuvantes”, afirmou, deixando um recado: “se dediquem com todas as suas forças aos estudos, pois só o estudo nos leva mais longe, só o estudo nos leva à vitória”, completou.
A Anamatra se fez presente com a exibição de vídeo da diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Patrícia Sant'Anna, desejando um bom evento aos estudantes e educadores, pontuando os vinte anos do TJC e a participação de Pernambuco.
Premiações – O TJC é um projeto da Anamatra, desenvolvido em Pernambuco pela Amatra VI, em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco/GRE Recife Norte. Na Culminância, os educadores que atuam no projeto tiveram um momento especial, com a entrega de uma placa comemorativa.
Já as premiações das escolas – que concorreram nas primeiras e segundas colocações, em três categorias: texto escrito/poema, vídeo clipe e jogo teatral – foi feita a partir da avaliação dos jurados convidados, com base em critérios como originalidade, criatividade, qualidade técnica, entre outros.
Este ano, seis escolas participaram do TJC – Colégio da Polícia Militar de Pernambuco, Liceu de Artes e Ofícios, Professor Pedro Augusto Carneiro Leão, Professor José dos Anjos, Gabriela Mistral e Nossa Senhora de Fátima. Todas as instituições de ensino foram premiadas.
Confira os vencedores:
- Texto/Poema
1º lugar – Escola Nossa Senhora de Fátima
2º lugar – Colégio da Polícia Militar
- Vídeo Clipe
1º lugar – Escola José dos Anjos
2º lugar – Escola Gabriela Mistral
- Jogo Teatral
1º lugar – Liceu de Artes e Ofícios
2º lugar – Escola Professor Pedro Augusto Carneiro Leão