Alunos fizeram apresentações teatrais

Após uma tarde marcada pela criatividade e pelo conhecimento, foram revelados os grandes vitoriosos da culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, realizado em Pernambuco pela Associação dos Magistrados do Trabalho da 6ª região (Amatra VI) com o apoio da Gerência Regional de Educação do Vale do Capibaribe. A Escola de Referência em Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa foi a vencedora na categoria slogan; a Escola Estadual Antônio Inácio, por sua vez, foi destaque na categoria vídeo; já a Escola Professor Suzel Galiza venceu a categoria jogos teatrais.

Ao todo, sete escolas do Agreste do Estado tiveram 21 trabalhos apresentados e julgados na competição que reuniu as melhores apresentações em torno do tema “Trabalho, Revolução de 1817 e convivência social”. A culminância reuniu gestores, diretores, alunos, juízes e desembargadores em evento realizado no auditório da Facipe, no dia 30 de novembro. Entre as autoridades que prestigiaram o evento estavam os desembargadores Ivan Valença e Valdir Carvalho, presidente e vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho 6ª região, respectivamente.

Para o presidente da Amatra VI, o juiz José Adelmy Acioli, a 12ª edição do programa mostrou grande engajamento de professores e estudantes em pesquisas relacionadas ao tema proposto. “No TJC os juízes do trabalho vão às escolas ensinar um pouco de direito e cidadania, mas eles sempre se enriquecem muito mais com o contato com a juventude”, afirmou. A juíza Luciana Conforti, coordenadora do TJC, reiterou a importância da troca de conhecimento entre juízes e alunos. “Devemos destacar também a importância do apoio da GRE Vale do Capibaribe, do TRT6 e de todos os nossos parceiros nesse projeto”, pontuou a coordenadora, adiantando que, para 2018, o tema abordado será “As relações entre trabalho infantil, trabalho escravo e racismo”.

As escolas vencedoras receberam voucher para compras na Livraria Cultura e participarão da etapa nacional do programa realizado pela Anamatra (Associação Nacional dos magistrados do Trabalho). Durante a culminância os gestores das seis escolas participantes também foram homenageados com placas.

SOBRE O TJC – O projeto Trabalho, Justiça e Cidadania é um programa da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), criado em 2005. É aplicado em Pernambuco desde 2006, através da Associação dos Magistrados da Sexta Região (Amatra VI) e tem como objetivo levar conteúdos sobre a Justiça Trabalhista, além de ética, direitos humanos e cidadania, para estudantes de escolas públicas do Estado. A iniciativa já beneficiou mais de 60 mil alunos no Estado.

Vencedores

Slogan: Escola de Referência em Ensino Médio Tristão Ferreira Bessa

Vídeo: Escola Estadual Antônio Inácio

Jogos Teatrais: Escola Professor Suzel Galiza

Confirma o álbum de fotos no Flickr da Amatra VI